Uma das primeiras frases que li e que me marcou, há muitos anos atrás, quando comecei a interessar-me sobre a parentalidade, foi do Zig Ziglar, um autor e palestrante motivacional dos EUA: “A parentalidade bem-sucedida começa contigo.

Sempre que a leio, fecho os olhos e relembro-me onde está a resposta para praticamente todas as minhas perguntas nesta área. E sei que não preciso de ir muito longe. Está dentro de mim. Dentro do meu coração. Dentro do meu SER. Dentro de tudo que eu sou, penso, sinto e faço.

E sempre que procuro, mais cedo ou mais tarde, a encontro. E é aquela resposta que me faz sentido, que me traz equilíbrio e calma, que se ajusta a mim e à minha família. Aquela resposta que ressoa comigo.

Pode não aparecer logo, por vezes demora algum tempo. Por vezes, tenho a resposta e apercebo-me que não tenho tudo o que preciso lá dentro. Que ela implica ir buscar algo “lá fora”, algo que preciso de interiorizar, melhorar, mudar. Posso não ter tudo, mas sei o que preciso de encontrar. E isto dá-me confiança no meu caminho.

Porque a parentalidade não é tanto sobre o que fazem os meus filhos, como é, em primeiro lugar sobre o que faço eu, como Mãe – a direção que indico, os valores que transmito, o exemplo que dou, a forma como ajo… Eles copiam-me, pelo que, aquilo que fazem, em grande parte, é o meu espelho mais verdadeiro e o indicador dos resultados das minhas ações.

A parentalidade “bem sucedida” está dentro de mim.

E eu sei lá chegar.

 

 

 

 


Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.