PARENTALIDADE HOLISTICA

Os pais e os filhos vivem numa simbiose holística, numa harmoniosa dança de sinergias, num equilíbrio natural e interdependente, em que o todo é muito mais do que a soma das suas partes.

Pais e filhos não são apenas maravilhosos seres individuais, com as suas necessidades e particularidades únicas, mas também uma sinfonia de amor, laços, emoções, vivências, experiências, genes, influências, energias, espíritos que nasce, evolui e se transforma ao longo do tempo, numa amálgama de interdependências que chamamos Família.

E, nesta sinfonia, cada um dos pais e cada um dos filhos individualmente é também um todo maior do que as suas próprias partes, que se articulam com equilíbrio e harmonia num ser complexo e maravilhoso, com necessidades, sonhos, esperanças e um potencial deslumbrante.

Criar equilíbrio e harmonia na parentalidade não significa seguir um conjunto de regras. Significa viver e fluir com base numa perspetiva holística, intuitiva, natural e completa de nós mesmos como um TODO interdependente, das nossas relações simbióticas, das nossas necessidades para nos desenvolvermos de forma harmoniosa e de sermos bem-sucedidos como indivíduos e como família.

  • Holística porque somos mais do que apenas o nosso aspeto físico, o nosso comportamento, a nossa mente, o nosso conhecimento, as nossas emoções, o nosso talento ou as nossas ações levadas individualmente. Somos um sistema de várias partes interligadas e interdependentes que funcionam em harmonia para assegurarem o nosso bem-estar e a nossa prosperidade.
  • Intuitiva porque temos maravilhosos instintos e sentidos que são os nossos melhores guias no caminho. Somos energia, somos consciência, somos luz, somos sabedoria secular.
  • Natural porque somos maravilhosos e perfeitos assim como somos, com todas as nossas imperfeições. E, como a natureza, estamos em contínua evolução e transformação.
  • Completa porque é quando nos sentimos em harmonia e equilíbrio, dentro e fora, que nos desenvolvemos como um TODO, ao nosso potencial máximo - mental, emocional, espiritual, social e fisicamente.

Modelo Parentalidade Equilibrada © Competencias Parentais 2016Dá um passo para fora da caixa do pensamento tradicional sobre parentalidade. Atualiza as tuas crenças, os teus pensamentos, as tuas competências! Atualiza tudo o que foste ensinado sobre o papel dos pais e sobre o que é que as crianças precisam para se tornarem adultos equilibrados, harmoniosos, responsáveis e maduros.

A parentalidade não é sobre controlo, obediência, correção de mau comportamento, mandar ou disciplinar.
É sobre focar no que é importante: amar, conectar, desenvolver o auto-equilíbrio e a harmonia em NÓS e nos nossos FILHOS.

É sobre compreender que cada um de nós é um TODO formado por muitas partes interdependentes e que focar em corrigir apenas uma parte (p.ex. comportamento) sem considerar o conjunto, nunca vai re-equilibrar a nossa balança de forma eficaz.

Deixa o teu coração guiar-te, alinha as tuas crenças, os teus pensamentos, as tuas expectativas, as tuas ações e a tua linguagem com o teu propósito!

Cria um meio familiar baseado em confiança, respeito, amor e generosidade - é este meio que os teus filhos precisam para crescer asas e criar raízes.

Enche-lhes os corações e as mentes com aceitação, compreensão e confiança.

 

DESCOBRE MAIS:


PORQUÊ O EQUILÍBRIO?
PE_Slider1Imagina que estás a passear na floresta e encontras um tronco de uma árvore deitado no chão. Tentas andar em cima dele. O tronco é redondo, os teus pés escorregam pelos lados. Instintivamente, o teu corpo procura reconquistar o seu equilíbrio – levantas os braços, balanças uma perna no ar, inclinas-te para um dos lados ou procuras agarrar-te para te manteres em pé. Aprendemos este balanço corporal desde... (Lê mais...)


NÃO HÁ EQUILÍBRIO SEM DESEQUILÍBRIO

Só posso compreender o equilíbrio quando sei também o que é o desequilíbrio. Aquele momento em que tudo corre para o lado contrário do que desejo, em que sinto emoções fortes que me empurram para fora do meu caminho, em que o meu corpo sente tensão e dor, em que a minha mente parece uma panela de pressão e o meu coração está a correr a ultra maratona. (Lê mais...)


O MEU EQUILÍBRIO?

PE_Slider3Cada um de nós, Mãe ou Pai, tem o seu próprio equilíbrio – aquela combinação única de energia, emoções, competências, valores, pensamentos, relações, etc. que a caracterizem. Cada um dos nossos filhos também tem o seu próprio equilíbrio. Não há dois iguais e cada um deve... (Lê mais...)

AQUI CONSEGUES O APOIO QUE PRECISAS

Quero ajudar-te a mudares de uma perspetiva tradicional (focada em resolver problemas pontuais como comportamentos, atitudes, linguagem, etc.) para uma perspetiva equilibrada e harmoniosa, focada nas vossas necessidadesintenções como um TODO. Uma perspetiva em que o equilíbrio da relação pais-filhos é fundamental, baseada:

  • no teu autoconhecimento, compreensão e auto-regulação das tuas necessidades mentais, físicas, espirituais, emocionais e sociais, e
  • nas necessidades do teu filho, no apoio que lhe ofereces para aprender a auto-regular-se e equilibrar-se,

para que ambos possam viver em harmonia, alcançar os vossos poderes interiores e alcançar o vosso potencial para serem bem-sucedidos. 


 

PAIS EQUILIBRADOS
Se queres saber mais sobre como começares o teu caminho para o equilíbrio e harmonia, clica aqui.

 

 

FILHOS EQUILIBRADOSBanner_filhos
Se queres saber mais sobre o equilíbrio dos teus filhos e como os educares para se tornarem adultos equilibrados, conscientes e felizes, clica aqui.

 

Descobre também os ARTIGOS e RECURSOS sobre equilíbrio e harmonia na parentalidade e COMO TE POSSO AJUDAR.


Adorava ouvir a tua opinião, por isso convido-te a deixar um comentário mais abaixo. Partilha as tuas histórias, diz-me como é que o equilíbrio funciona para ti ou partilha os teus desafios e encontra uma resposta.

Se te fizer sentido, agradeço a partilha deste artigo com os teus amigos Pais!

gabriela-signature_pink_

Gosta desta página e Partilha com os teus amigos.
Queremos chegar a todos os pais.

arrow

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *